Ser PROFESSOR

quarta-feira, 28 de julho de 2010

O que é o certo?

Escuto dizer, pois os entendidos no assunto falam muito, que quando nós achamos que tudo está contra nós é porque nós somos os culpados, ou melhor, os problemáticos. Bem... Eu, pelo menos, não sei se isto é ou não uma regra. Via de fato os casos relatados nos fazem crer que esta seja a verdade, mas qual a verdade para cada um de nós? De certo que tem vezes que nada sai a contento. A chuva molha onde não tem que molhar, o sol esquenta quando saímos de blusa de frio, o congestionamento acontece quando temos hora marcada, as palavras são ditas em horas erradas, escutamos aquilo que não queremos ouvir, falamos aquilo que não deveríamos falar.

Mas onde está a regra, onde está a razão?

Não importa, o que importa é sermos felizes; a vida é para ser bela e vivida com felicidade. A felicidade é aquilo que procuro e que pode estar aqui, neste lugar, neste momento, e não estou conseguindo enxergá-la. Pode ser, também, que eu esteja sendo egoísta comigo mesmo e mais a frente entenda quão foi importante essa conspiração, pois ela pode ser por me querer bem.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

O que é ser "educador", hoje.

"O que é ser professor hoje?
Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas também formam pessoas. Diante dos falsos pregadores da palavra, dos marqueteiros, eles são os verdadeiros "amantes da sabedoria", os filósofos de que nos falava Sócrates. Eles fazem fluir o saber – não o dado, a informação, o puro conhecimento – porque constroem sentido para a vida das pessoas e para a humanidade e buscam, juntos, um mundo mais justo, mais produtivo e mais saudável para todos. Por isso eles são imprescindíveis".
Moacir Gadotti – Boniteza de um Sonho
As aspas do título foram inseridas sob minha visão.