De onde vem a palavra Páscoa?
A palavra Páscoa advém exatamente do nome em hebraico, Pessachda, festa judaica à qual a Páscoa Cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário... (Fonte: Wikipédia).
Por que a figura do coelho?
A origem dos coelhos é antiga e cheia de lendas. Segundo alguns autores, os anglo-saxões teriam sido os primeiros a usar o coelho como símbolo da Páscoa. O coelho significa fertilidade, por isso está relacionado a esta data festiva. É um animalzinho que reproduz muito rápido e em grandes quantidades. A fertilidade era, entre os povos antigos, sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo.
E o ovo de Páscoa? Lenda?
O ovo de Páscoa originou-se dos povos antigos, pois ele é símbolo da própria vida. Conta a lenda que em 1215 na Alsácia, França, um dos coelhinhos da floresta foi o animal escolhido para levar um ninho cheio de ovos ao principezinho que estava doente. Por ser o ovo um alimento que simbolizava o início da vida, os povos antigos presenteavam os amigos com ovos na Páscoa. Mas os ovos não eram para ser comidos, eles eram pintados. Os tempos hoje são outros e presenteamos na Páscoa com os ovos de chocolate. Este moderno ovo de páscoa apareceu por volta de 1828, quando a indústria de chocolate começou a desenvolver-se. Ovos gigantescos, super decorados, era a moda das décadas de 1920 e 1930.
Páscoa é dizer sim ao amor e a vida; é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade.
FELIZ PÁSCOA!
Fonte: sempretops.com