Ser PROFESSOR

quinta-feira, 28 de maio de 2009

A importância do livro no século 21


As mudanças no mundo aconteceram tão freneticamente, que o livro deixou de ser visto por muitas pessoas, como o único meio de informação. Essas mudanças aceleradas aconteceram após o advento dos computadores.
Embora a Internet nos leve a uma gama imensurável de informações (que podem ser precisas ou não) o livro, que outrora era a única, ainda é a melhor fonte de informação. E partindo desse pressuposto temos a garantia que o livro nos faz deslocar, viajar, para outros continentes, outros mundos, sem jamais termos saído do mesmo lugar.
Viajamos com nossos sonhos, que vagam ou desabrocham em outras terras. Conhecemos pessoas, animais. Conhecemos amores. Vemos o misterioso, a violência. Divagamos em pensamentos...
Como educadores orientamos alunos no século passado e garantimos no Século 21 este mecanismo de informação, entretenimento e cultura, através do prazer. Do prazer de ler. Da imaginação.
Ao lermos um livro evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa.
Um livro é sempre o livro.
Sendo ele bem explorado pela criança desde sua fase infantil, ela compreenderá e se apropriará dos códigos que envolvem esta fabulosa ferramenta. Ferramenta básica para o sustento de uma vida que se inicia através da leitura, seja ela, por desenhos ou palavras. Da série ou Período Inicial até à universidade, estendendo-se por toda vida, o livro é um instrumento que acompanha nossa existência. Ele propicia uma porta à nossa inteligência, investindo em nosso dom natural.
E, por acreditar em tudo isso, lancei-me na grande vontade de escrever. E por prazer.
Compactuei textos vividos ao longo das três décadas de ensino, aprendendo com a leitura, também, de mundo.
Concluo deixando uma pergunta no ar:
- Quem de nós seria o que somos, se não fosse aquele que nos abriu as portas do universo e é tão amado por milhões de pessoas em pleno Século 21?
* Rebiza

Nenhum comentário: