Ser PROFESSOR

domingo, 26 de julho de 2009

Dia dos Avós


"Hoje é dia dos avós e nem sempre todos eles são lembrados. Às vezes deixados de lado por uma série de circunstâncias, que não são suficientes para deixarmos de garantir um lugar de destaque em nossos corações.
Sendo essa data escolhida por ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, avós maternos de Jesus Cristo, todos os nossos avós merecem nossos parabéns, afinal, se não fossem eles não seríamos filhos de nossos pais, não é?
A figura antiga dos avós é a daqueles parentes mais velhos, de cabelos branquinhos, rugas vista na face e suas mãos um pouco trêmulas. Mas esta figura, tão distante hoje de todos nós, transformou-se nos avós modernos, ainda usando calça “jeans” apertadinha e alguns dirigindo moto! Esses são os nossos avós, os avós do Século XXI!
A figura tão terna, embora moderna, enche de mimos seus netos.
São companheiros de riso, de cinema, de passeios, de almoços em restaurantes, de parques, de praias.
Alegram-nos sempre com sua chegada em nossas casas.
Muitos deles moram sozinhos, tamanha independência destes nossos companheiros. São tecnológicos: avós dos e e-mails e dos laptops. Avós frequentadores de bailes da “melhor idade”.
São avós e avôs que namoram, mas não são “ficantes”, são os amantes da juventude, amantes da água mineral e dos light. Às vezes de um choppinho, mas consciente.
Avós que fazem questão de votar, pois sabem que com suas experiências poderão ajudar na mudança desta sociedade tão desigual.
São avós que amam seus netos, mas que preservam seu espaço, afinal os netos são seus amigos e não seus dependentes.
De fato, muitos avós são pais e mães. A elas e eles rendo-me o respeito pela grande competência.
Se você inda tem avô ou avó, este é o momento para aquele abraço especial".
Para vocês minhas queridas avós, residentes ao lado de Deus, meu carinho.

ReBiza

Segue um texto de Jacqueline Ferraz da Costa Marangoni, uma reflexão da figura do idoso ou idosa na sociedade contemporânea.
“As famílias têm passado por mudanças importantes em sua estrutura e função, como efeito das recentes transformações socioculturais e históricas nas sociedades ocidentais. O fenômeno do aumento da longevidade é um dos aspectos que colaboram para as modificações na família, influenciando os relacionamentos entre as gerações e diversificando as funções do idoso na dinâmica familiar. Essa nova realidade pode levar as pessoas a experimentar por um período mais longo o papel de avós e ter um convívio mais íntimo com seus netos”.

Nenhum comentário: