Ser PROFESSOR

sábado, 16 de janeiro de 2010

“Luta pela sobrevivência anula civilidade, dizem psicólogos”.

De acordo com o texto, publicado na Folha Online, as imagens em meio as ruínas desolam qualquer cidadão, mesmo que este seja extremamente realista.
Nos três últimos dias nos deparamos com uma catástrofe imensurável. O povo haitiano foi vítima da fúria da natureza, que responde tão violentamente, quanto nós que destruímos nossa Terra. Compactuamos, todos, com o desgaste do mundo, mas nesse momento a ajuda humanitária dos brasileiros é fundamental para dar um mínimo de cidadania aos nossos irmãos haitianos.
Segue parte do texto de Mary Pérsia, da Folha Online, com relato de profissionais que, neste momento, se encontram no Haiti, na tentativa de amenizar o sofrimento daquele povo. “Para os haitianos, a incerteza quanto ao futuro diz respeito não ao próximo ano ou década, mas à próxima hora. Onde não há quase nada, a civilidade desaparece. "Vemos o desespero ali. Existe uma perda de controle das pessoas", diz Leila Tardivo, livre-docente do Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo). "Muito da própria civilidade se perde. Há um desespero mais que animalesco na briga por comida."
Segue Mary: “Para a psicóloga, o mundo está diante de um vórtice de estresse incomensurável. É quase uma horda primitiva, e digo sem qualquer preconceito. É a perda da civilidade, da evolução como homem, provocada por uma situação extremada que não podemos julgar --não nos é dado esse direito. Qualquer um de nós poderia fazer aquilo."
Diferentemente do que as imagens divulgadas na TV e na internet podem sugerir, o ato de saquear comida pode ser a face de um contexto emocional que não tem relação com o egoísmo, ressalta Eliana Torga, coordenadora da comissão de emergências e desastres do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais. "As pessoas que saquearam podem ter tido um ato altruísta, no sentido de dar aquele alimento para o filho ou para a mãe. É uma situação muito além dos limites dele", considera. "Aquela realidade mexe tão profundamente com questões básicas do ser humano que eles perdem os controles sociais que todos temos, de moralidade."
Hoje, o Haiti é um terreno mais que favorável ao estresse pós-traumático, numa equação cujos fatores são muito mais antigos que os tremores de magnitude 7,0. "O desenvolvimento do quadro de estresse está ligado a comprometimentos anteriores ao evento. As pessoas já eram vítimas de problemas antes do desastre", diz Ângela. Se antes do terremoto os sentimentos de insegurança e desordem estavam sempre presentes, agora eles são gritantes.
Lembra Eliana. "Quanto mais rápido for restabelecida a normalidade da vida, menor o comprometimento", referindo-se tanto a questões emocionais como físicas. "O fato de ter fé ajuda muito a manter a esperança. Mas o que vai confortá-los é o atendimento das necessidades básicas. É preciso um abrigo, de lona que seja. Um psicólogo pouco ou nada poderá fazer se não houver o que comer."
No trabalho da ajuda humanitária para prover comida, abrigo e um mínimo de sanidade, é importante não subestimar as capacidades das vítimas e buscar contemplar a cultura e a experiência locais, afirma Márcio Gagliato, psicólogo que atuou em regiões de conflito como Timor Leste, Ruanda e Sudão. "É preciso ver essas pessoas como sobreviventes ativos. Eles são os proprietários da sua localidade, têm uma cultura. É necessário colocá-los nesse processo", diz o especialista. "É algo fundamental para pensar no processo de reconstrução."
Assim, a comunidade mostra-se mais importante do que um psicólogo, e as equipes de auxílio devem estar atentas a isso. "Coisas simples como facilitar a comunicação entre eles para que se encontrem são muito importantes", diz Gagliato.


Coisas simples que podemos fazer:
ONG VIVA RIO
BANCO DO BRASIL
Agência: 1769-8 / Conta corrente: 5113-6
Favorecido: VIVA RIO DOAÇÕES
CNPJ: 00343941/0001-28

A organização mantém uma sede na capital haitiana, para onde estão indo muitos dos atingidos pelo tremor.
Viva Rio
Rua do Russel, 76 – Glória Rio de Janeiro-RJ CEP: 22210-010 Tel.: (0xx21) 2555-3750 / e-mail: faleconosco@vivario.org.br
CONFIRME NO SITE VIVA  RIO.ORG: http://www.vivario.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1847&sid=16




Acesse FOLHA ON LINE http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u680119.shtml

Nenhum comentário: