Ser PROFESSOR

quinta-feira, 21 de abril de 2011

O que é a Páscoa?

A Páscoa é a festa mais importante da Cristandade. Na Páscoa é celebrada a Ressurreição de Jesus Cristo após ter sido crucificado. Este triste acontecimento deu-se no período entre os anos de 30 ou 31 desta época da Era Comum. A Era Comum, refere-se ao período que mede o tempo a partir do ano 1º no calendário gregoriano.

De onde vem a palavra Páscoa?
A palavra Páscoa advém exatamente do nome em hebraico, Pessachda, festa judaica à qual a Páscoa Cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário... (Fonte: Wikipédia).

Por que a figura do coelho?
A origem dos coelhos é antiga e cheia de lendas. Segundo alguns autores, os anglo-saxões teriam sido os primeiros a usar o coelho como símbolo da Páscoa. O coelho significa fertilidade, por isso está relacionado a esta data festiva. É um animalzinho que reproduz muito rápido e em grandes quantidades. A fertilidade era, entre os povos antigos, sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo.

E o ovo de Páscoa? Lenda?
O ovo de Páscoa originou-se dos povos antigos, pois ele é símbolo da própria vida. Conta a lenda que em 1215 na Alsácia, França, um dos coelhinhos da floresta foi o animal escolhido para levar um ninho cheio de ovos ao principezinho que estava doente. Por ser o ovo um alimento que simbolizava o início da vida, os povos antigos presenteavam os amigos com ovos na Páscoa. Mas os ovos não eram para ser comidos, eles eram pintados. Os tempos hoje são outros e presenteamos na Páscoa com os ovos de chocolate. Este moderno ovo de páscoa apareceu por volta de 1828, quando a indústria de chocolate começou a desenvolver-se. Ovos gigantescos, super decorados, era a moda das décadas de 1920 e 1930.

Páscoa é dizer sim ao amor e a vida; é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade.

FELIZ PÁSCOA!

Fonte: sempretops.com

Um comentário:

Wesley Carlos disse...

Olá, tudo bem?
Realmente existe curiosidades da Páscoa que não sabemos e é interessante e importante saber. Parabéns pela iniciativa! Como a páscoa, não sabemos algumas curiosidades também sobre os dias das mães, dos pais, dos professores e assim por diante... É legal publicar coisas deste tipo!! Parabéns!
Li alguns textos postados a mais tempo e como se expressa bem... Parabéns pelo blog e pelas palavras libertadas nele! É incrível!
Estou te seguindo para lembrar o caminho para poder voltar... Aguardo a sua visita:
http://wscarlos.blogspot.com/

Abraços, Wesley Carlos.