Ser PROFESSOR

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Cordel envolve crianças e adolescentes por ser popular

Meu fraco (ou forte!] é a literatura de cordel, por isso discorro aqui algumas informações, as quais me fizeram ter um olhar carinhoso sobre este gênero da literatura. Foi esse olhar que me levou a ficar fascinada pelo cordel, que, na maioria das vezes, fala das questões do povo.

Origem do nome cordel

O nome cordel é de origem portuguesa.

Originalmente oral, os cordéis foram impressos mais tarde em folhetos rústicos e expostos para venda, pendurados em cordas ou cordéis.


No Brasil

No Brasil, mais precisamente no Nordeste, herdamos o nome, mas a tradição dos folhetos ficarem pendurados em barbantes não vingou. Eles passaram a serem escritos em forma de rima e alguns poemas ilustrados com xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas.

As estrofes no cordel

As mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Particularmente, prefiro escrever em septilha, sete versos com sete sílabas poéticas.
Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola ou não, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.
Hoje, a literatura de cordel está amplamente conhecida no Brasil.
No Rio de Janeiro  o Centro de Tradições Luiz Gonzaga, mais conhecido como Feira do Nordestino, é o lugar onde se concentram o maior número de poetas que recitam as poesias rimadas.

Ao lado o folheto Uma Cabra chamada Glória, de minha autoria em parceria com Waldir Oliveira.


Na região Sudeste, onde concentra-se um grande número de nordestinos, já se estuda nas Universidades, além de muitos professores da educação básica trabalharem com a poesia rimada em suas aulas.

Ao lado o folheto A Galinha Dangola, de minha autoria em parceria com Waldir Oliveira.

Foi por este  blog, onde posto algumas poesias de cordel, que um professor da Escola Municipal Maria Valinhas Ramos, localizada na Comunidade Rural de Amadeu Lacerda, Zona Rural, Divinópolis/MG, convidou-me a participar do projeto Cordel da sua turma.

Ao lado o folheto Ecossistema Global, de minha autoria em parceria com Aparecida dos Santos, minha amiga de SP.





Experiência

Tenho observado ao longo dos anos, que crianças e adolescentes gostam de rima e dos temas das poesias de cordel por serem popular.

Há um ano, mais ou menos, trabalhei por uma semana numa turma de 3º ano, pois a colega, regente da turma, estava licenciada.
Resolvi levar o cordel e sua história, assim como vídeos com cantorias de cordelistas renomados.

Após vermos os vídeos a rima foi foi trabalhada, fazendo com que eles se familiarizassem com as terminações das palavras.

Depois, apresentei cinco livretos de minha autoria editados pela Editora Canoa/SP e outros de outros autores, para que eles pudessem manuseá-los e ler. Ficaram encantados em saber que eu era a autora dos livretos.

Após essas preliminares, o momento da autoria dos alunos. Deixei por conta dos mesmos o tema. Qualquer assunto poderia ser falado em poesia. 

Concluímos esse micro projeto com a criação de livretos feitos por eles mesmos.

Na Semana da Cultura promovida pela escola, todos os livretos dos alunos que haviam sido xerocopiados por mim anteriormente, foram distruibuídos aos alunos da própria turma e doados a Sala de Leitura.

Essa experiência foi muito legal!

3 comentários:

Wesley Carlos disse...

Olá, tudo bem? Faz tempo que não passo por aqui... Sem duvidas o Cordel envolve a todos. Aquela rimas e o tema as vezes engraçado nos envolvem, já escrevi um sobre a fofoca na oitava série e o tenho até hoje - 3 anos. Gostei dele e da Essência que ganhava a aquele escrito e na sua leitura.
Abraços, Wesley Carlos.

Elisiene Barbosa disse...

O cordel realmente é incrível! Lindo o seu blog!

Escritos e Leituras disse...

Obrigada, queridos. É sempre bom saber que pessoas preocupadas com a Educação gostaram do blog, que tem uma mistura de gêneros.
Bjs