Ser PROFESSOR

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Parcerias: indipensáveis no caminhar presente e futuro de nossos alunos

Costumo dizer que se estivermos sozinhos nada conseguiremos, por isso no espaço escolar que disponho procuro formar parcerias onde possamos aumentar nossas estratégias de ensino. O Município do Rio de Janeiro nos proporciona alguns Órgãos que dão apoio à nossa caminhada, como a Guarda Municipal. Através dela fazemos palestras com nossos alunos e pais sobre vida em família, adolescentes em formação, sexualidade, violência, trânsito, etc...Também nos apoia com Atividades Lúdicas direcionadas ao 1º segmento, através de dramatizações que fazem com que nossos alunos tenham uma visão de como se portar no trânsito, por exemplo.
Outra parceira é a Comlurb. Trabalhamos na escola um sub-projeto enfocando o meio ambiente e usamos a Companhia de Limpeza Urbana – Comlurb – que tem, através do Programa Escola Limpa, a meta de formar cidadãos responsáveis em relação à limpeza urbana e a preservação do meio ambiente. Estamos ao longo de três anos participando e levando nossos alunos às visitações que a Companhia dispõe, como: Aterro de Gramacho, Central de Separação de Recicláveis – CSR e Galpão das Artes, além de palestras sobre Reciclagem de Lixo e outros assuntos ligados ao meio ambiente.
 Outra parceira que não podia deixar de registrar é a Marinha do Brasil, através do Espaço Cultural,  promovendo aos alunos momentos de cultura e prazer aprendendo  aspectos a considerar,  vitais,  que se encontram no fundo do mar. Aproveitamos esta parceria para visitarmos Museus, a Ilha Fiscal, participamos da Operação Cisne Branco - concurso a nível nacional de redações sempre com um tema gerador ligado a Marinha. E um fator muito importante é que com isso estaremos instigando nossos alunos a vontade de fazer parte dessa Corporação no futuro.
Enfim, relacionaríamos aqui, inúmeras parcerias que nos beneficiaram com seus projetos. Estaremos sempre de olhos abertos a outros  que possam nos ajudar a construir em nossos alunos um olhar diferente do mundo em que vivemos, olhar o mundo com olhares de paz e de um futuro melhor do que, talvez, muitos deles poderiam ter.


 - 2006-

Regina Celi Bizarro
Coordenadora Pedagógica
EM 05.14.024 Almte. Newton Braga de Faria

Nenhum comentário: