Ser PROFESSOR

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Desafio Nota Dez!


Hoje, como Representante do Rioeduca na 5ªCRE, participo de uma revolução na qualidade da educação pública da Cidade do Rio de Janeiro, através das publicações semanais que faço para o Portal Rioeduca.

Há dois anos, aproximadamente, me inscrevi para a Educopédia sendo selecionada para uma vaga como produtora de aulas de Língua Portuguesa, após ter passado por dois fins de semana de capacitação que aconteceu no NAVE_ Núcleo Avançado em Educação, antigo prédio da OI, na Tijuca.

Após um ano produzindo, revisando e validando aulas digitais, fui convidada para fazer parte do grupo de rioeducadores como representante da 5ªCRE, a Coordenadoria onde passei 25 anos trabalhando com muita satisfação em três escolas. Até hoje as visito e as tenho no coração com muito carinho. 

Já fiz de tudo um pouco e um dos trabalhos que me deu um grande prazer foi a de fundar e coordenar por quatro anos um Coral de alunos na escola que trabalhava. 

Quem seriam os alunos que fariam parte deste projeto? Alunos com baixo desempenho. E quais os objetivos? Crescer a auto-estima e, obviamente, aumentar o desempenho escolar. Formamos um grupo coeso e bastante alegre. Cantamos em Asilo; em Praças; cantamos diversas vezes na Lona Cultural João Bosco; nos aniversários das escolas próximas a nossa; no 1º Distrito Naval, em solenidades de entrega da premiação “Operação Cisne Branco”; no Corcovado; em todas as atividades da nossa escola durante os quatro anos; na 5ª CRE, abertura da V Jornada de Educação, para o grupo de Diretores. Nessa mistura de locais e gêneros musicais fui até Papai Noel! 

A avaliação se dava ao final de cada ano. Os alunos eram avaliados por mim, na época Coordenadora Pedagógica, e pela direção, embora se ele ainda não chegasse a um bom desempenho continuasse fazer parte do grupo. Nem em pensamento excluí-lo! Claro, que nem todos, em número mais ou menos de 25, tinham o desempenho alto, mas uma coisa era certa, estavam mais relacionáveis, mais calmos e atentos, confirmados nos Centros de Estudos por muitos professores. 

Dedicar-se a algo que melhore a vida de nossos alunos e a sociedade como um todo faz bem a alma e ao coração. Valeu muito à pena! 

Esta revolução de que hoje participo na educação pública da Cidade do Rio de Janeiro está sendo mais que prazerosa, porque após todos esses anos de trabalho, observando que uma grande transformação está acontecendo nas escolas da rede municipal, dá a sensação de ser uma das escolhidas para vivenciá-la.

Tenho presenciado, visitando escolas e creches da 5ª CRE, diversos projetos, com professores engajados na melhoria do ambiente escolar, no bom desempenho de seus alunos e na participação em atividades que não param de acontecer. 

Acredito na Educação, acredito nos trabalhos maravilhosos que centenas de professores dedicados à educação, se lançam de “corpo e alma”. Acredito numa gestão participativa. Acredito, também, que com investimento humano, material e uma grande força de vontade conseguiremos chegar finalmente a verdadeira educação de qualidade, que já desponta no horizonte. 

Já estamos no futuro e voltar atrás não dá mais!

Professora Regina Bizarro

Nenhum comentário: