Ser PROFESSOR

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Salão do Livro para Crianças e Jovens


Hoje fui ao 11º Salão do Livro que, este ano, está sendo editado no Centro Cultural de Ação da Cidadania, no Cais do Porto, RJ. Um local privilegiado, onde o rústico das paredes e colunas enormes são envolvidas pelas cores de barro que compõe o cenário.
Foi realmente uma preciosidade estar naquele espaço.
Meu olhar enquanto leitora viu o belo. Viu livros, livros para todos os gostos. Realmente um fascínio aos nossos olhos.
Passeando pelos standers ouvi histórias que tinham muitas cores, palavras, ilustrações... tudo era diferente. Por um momento pensei estar num outro mundo, o da fantasia.
Conversei com uma contadora de histórias que estava num dos standers e me apresentou a vários livros de uma editora que eu não conhecia. Simplesmente, ela conseguiu me transportar para todos aqueles "ç", onde o lagarto se fez personagem. Desfolhava rapidamente os livros e ao mesmo tempo era possuidora de um jeito diferente. Falava com os olhos e com o coração. Fiquei, mais uma vez, nas alturas. Acho mesmo que me transportei para o universo do "faz de conta".
Não cansei nas andanças que fiz por aquele lugar mágico!
Já no fim da tarde fui para a sala de bate-papo onde fui agraciada por participar da palestra do escritor Luiz Antonio Aguiar. Fiquei deslumbrada com o desmembramento da conversa, que se transformou em informal devido as solicitações dos presentes.
Já estava com vontade de quero mais.
Aumentou assim a vontade de me aprofundar neste oceano de palavras, nesta viagem ao interior do tempo... ao interior do livro.
Saí de lá com a certeza que estou no caminho certo, embora lentamente, para enveredar neste mundo encantado.
Esperava encontrar por lá Ana Maria Machado, Marina Colassanti, minha sempre professora Nilma Lacerda, Júlio Emílio Braz (o escritor que tenho a maior estima por ter sido o autor do prefácio do meu primeiro livro), Rosana Murray, Lygia Bojunga, Ziraldo, Bia Bedran e, para mim, a escritora revelação de livros infanto-juvenis, Thalita Rebouças, a mais querida das meninas de 9 a 11 anos que conheço.
Espero retornar em outro dia, quando muita gente miúda estiver andando por lá. Aí sim, tudo ficará mais colorido. Estarei visitando definitivamente o mundo encantado do País das Maravilhas!

Nenhum comentário: