Ser PROFESSOR

sábado, 15 de outubro de 2011

Emoção e saudade!

Hoje,  a emoção tomou conta de mim.

Sou só saudades!


Saudade do que projetei e do que fiz no improviso...


Saudade da alegria do sorriso de cada objetivo alcançado...


Saudade das atividades envolvendo solidariedade...


Saudade dos carinhos que recebi e dos que dei; saudade daqueles momentos difíceis que consegui acarinhar...


Saudade dos segredos que me confiaram, das tristes histórias que acabaram em harmonia...


Saudade dos colegas que não me deixavam falar nas reuniões de coordenação e que terminavam em risadas... Saudade do amigo historiador, Sr. Ronaldo.


Saudade da frente, do fundo, dos lados da minha escola. Do refeitório com filas quilométricas, quando a merenda era "boa"...


Saudade dos passeios ao Centro Cultural Banco do Brasil, a Casa França Brasil, Academia Brasileira de Letras, Cidade da Criança, Museu Naval, Corcovado, Biblioteca Nacional, Museu Histórico, CREP, Lona Cutural João Bosco, 1ºDistrito Naval, Ilha Fiscal, e por aí vai...



Saudade do... Dia do Desafio!



Saudade do projeto novo, do diferente, do envolvente, do desafiador; saudade daquele projeto que nunca havia pensado em me envolver...

Saudade do meu principal projeto social, Projeto Coral Fazendo Vozes...















Reportagem da Revista
Nós da Escola, edição 46
Saudade das Bias, Aninhas, Leillanes, Stephanyes, Wesleys, Maycons, Suellens, Mayaras, Joanas...



Triste saudade do que planejei e deixei de fazer...



Como meus colegas de profissão, sou atriz que interpreto "a vida como ela é", sinto e transmito emoções ao ter convivido com tantas performances.




Transpassei barreiras para fazer um pouco de tudo, mas a melhor  coisa na educação que fiz  foi amar incondicionalmente o que faço.
É mesmo quase que um sacerdócio!
É um sacerdócio prazeroso e ao mesmo tempo difícil, pois é preciso dedicação aos estudos, pesquisas, crescimento no desenvolvimento profissional, não ter medo do novo, e, principalmente,  vislumbrar um mundo de harmonia, de solidariedade, de igualdade em todos os aspectos para nós e nossos alunos.



É um sacerdócio desafiador, pois   temos que   saber,  neste mundo desigual, como ensinar ao aluno a pensar, a pesquisar,  a crescer, a ver o mundo com outros olhares.




Mesmo assim, mesmo sabendo que como na vida nem um dia é igual ao outro, EU AMO SER PROFESSOR!



Profª Regina Bizarro

10 comentários:

PATY TAVARES disse...

Amei todas as fotos e todas as suas lembranças. Essas são suas e passe o tempo que passar,você sempre vai lembrar o quanto foi importante na vida de alguém. Parabéns!

sarita disse...

Regina,linda postagem! Parabéns amiga por amar incondicionalmente sua profissão! Ter saudades é ter a certeza que você se entregou por inteiro!

imaculada conceição manhães marins disse...

Regina, que emocionante este seu relato! Lindo! Eu vivo também com saudades de todos esses momentos de minha vida na educação... e fico pensando nas muitas saudades que ainda haverei de sentir quando me aposentar... Parabéns pelo trabalho, querida! Parabéns pelo Dia dos Mestres! Beijos! Imaculada Conceição

Compadre Lemos. disse...

Caríssima Comadre Regina,

Feliz daquele que tem saudades, porque saudades a gente tem é das coisas boas que fez, que viveu e compartilhou!...
Feliz daquele que tem saudades, porque quem tem saudades tem sensibilidade!...
Feliz daquele que tem saudades, porque quem tem saudades... tem memória!...
E, finalmente, feliz daquele que tem saudades, porque, em toda e qualquer circunstância, é muito melhor ter saudades do que sentir remorsos!...

Fraterno abraço,
Compadre Lemos.

Escritos e Leituras disse...

Amigos, são aqueles que nos impulsionam para a vida e esclarece-nos o que não vemos. Amo vocês!

Capanema disse...

Uma amiga sensível, atuante e muito atenciosa, assim é você. Fico feliz em conhecê-la e agradeço ao Rioeduca por proporcionar tantos encontros valorosos e especiais para mim!! Grande Beijo!

Unknown disse...

Biza, Biza... amiga, atenciosa, dedicada, comprometida. Uma pessoa que vive a educação, que nos impulsiona a crescer e a desenvolver nossas potencialidades. Aprendi MUITO com você. Sinto saudades do tempo em que trabalhamos JUNTAS!!! Te amo! Beijokas.

Sonia Andrade disse...

Nossa, Regina, que texto lindo, repleto de poesia, capaz de despertar em muitos as mesmas saudades dos bons momentos desta profissão que, apesar das dificuldades cada vez maiores, ainda nos proporciona alegrias! Parabéns! Com carinho e "saudades" da nossa convivência no projeto!

Sonia Andrade disse...

Nossa, Regina, que texto lindo, capaz de despertar em muitos as mesmas saudades dos bons momentos dessa profissão que, apesar das dificuldades cada vez maiores, ainda nos proporciona alegrias! Parabéns! Com carinho e "saudades" de nossa convivência no projeto!

Lúcia Rigueira disse...

Parabén pelo Blog. Você é das educadoras nota 10 que conheço e que merece todo o meu respeito e admiração. Educação e poesia é uma mistura perfeita!
Um beijo!!!
Lúcia Rigueira