Ser PROFESSOR

terça-feira, 28 de agosto de 2012

AULA DE GEOGRAFIA PARA O 5ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

PADRÃO DE PLANO DE AULA  

Professora Regina Bizarro
Ano: 5º  - Disciplina: Geografia 
Tema 1 _ Corpos Celestes 

Competências e habilidades envolvidas: Observar e identificar os corpos celestes: o Sol, as outras estrelas, a Lua e a Terra; compreender a sua importância para a vida; identificar as fases da lua; distinguir os dias e as noites, assim como as estações do ano; desenvolver habilidades de aprendizagem em equipe. 
Pergunta-desafio:
Você sabia que o Sol, e outras estrelas, a Lua e a Terra são corpos celestes? E qual a importância deles para a vida? Então, vamos descobrir nesta aula? 
Justificativa da importância:
O aluno de hoje precisa conhecer não só a vida que habita em seu Planeta Terra, como os corpos celestes que habitam o universo, ampliando o conhecimento de espaço sideral. Conhecer sobre o Sol e identificá-lo como uma estrela, bem como saber da sua importância para a vida dos seres humanos será fundamental para este processo, assim como conhecer os planetas, identificar suas diferenças, seus movimentos e tamanhos em relação ao Sol. Todo conhecimento adquirido nesta aula será de suma importância para sua vida. 
Sobre os tipos de atividades: 
As didáticas são as atividades com a presença o professor e alunos em sala de aula. As autodidáticas podem ser feitas pelos alunos, sem a presença do professor ou outras pessoas. As codidáticas exigem a participação de dois ou mais alunos trabalhando cooperativamente. As opcionais são atividades desafiadoras que exigem um grau elevado de conhecimento e percepção. 

Atividade 1:
Atividade didática
No começo da aula, caso seja o caso, faça a correção da tarefa de casa. Use o quadro para promover uma correção coletiva, colocando em discussão as questões que tiverem respostas diferentes. Não entregue a resposta, mas faça com que o grupo chegue a ela através da discussão. O posicionamento não deve ser de certo ou errado, já que uma resposta errada indica em que nível de conhecimento o aluno está e o que você precisa fazer para que ele continue avançando na aprendizagem. A discussão coletiva permite a co-criação da resposta mais adequada à questão. Mesmo que leve mais tempo, você certamente concluirá que essa estratégia vale à pena, pois levará os alunos a uma aprendizagem mais aprofundada e o nivelamento do nível de conhecimento do grupo.

Atividade 2:
Atividade didática
Contextualize o tema a ser desenvolvido, relacionando-o a conhecimentos pré-adquiridos pela turma. Apresente um jogo que tenha alguma relação com o conteúdo pedagógico e a habilidade curricular referida. Conduza uma discussão a partir do jogo, apresente uma pergunta desafio e um texto base. Leve o grupo a pensar sobre o tema e porque ele é importante. Utilize um tema gerador, como um conteúdo interligado com o novo assunto e que prepare uma ambientação afetiva e pronta para a aprendizagem, para a apresentação das novas informações, de forma que se tornem significativas. Se possível, use histórias, comparações, ou outros elementos para chamar a atenção dos alunos, gerar curiosidade e levá-los a pensar sobre o assunto. 

Atividade 3 (Atividade 1 da Aula Digital): Apresentação do assunto
Tipo de atividade (x) didática  (x) autodidática  (   ) codidática  (   ) opcional
Link para o objeto de aprendizagem: http://www.youtube.com/watch?v=qhPnmAompYA&feature=related
Enunciado para o professor: Apresente o tema da aula através de um vídeo muito interessante, assim despertará a curiosidade sobre o conteúdo. Além desta atividade, professor, você poderá fazer uma visita ao Planetário da Gávea/RJ, situado a Avenida Padre Leonel Franca, nº. 240 – Gávea, Rio de Janeiro - Tel.: (21) 2274-0046, sendo de grande valia para que os alunos se sintam motivados ao aprendizado. Depois dessa introdução, vai ficar mais fácil apresentar alguns conceitos, mostrando aos alunos a relação que existe entre Sol, Terra e Lua e os ciclos que ela provoca no nosso planeta.
Para visitar os principais Planetários do Brasil, acesse aqui alguns endereços eletrônicos.
Enunciado para o aluno: Olá! Que bom ter você aqui!
Você já olhou para o céu a noite? Ele fica cheio de pontos luminosos, não é?
Você já deve ter se perguntado o que eles são e como foram parar ali?
Nesta aula conheceremos nosso astro _ rei, o Sol, algumas outras estrelas, os planetas e qual a importância deles para a vida.
Então, clique aqui e fique por dentro. 

Atividade 4 (Atividade 2 da Aula Digital):
Tipo de atividade  (  ) didática  (x) autodidática  (   ) codidática  (   ) opcional
Link para o objeto de aprendizagem: http://www.youtube.com/watch?v=_cZkzOPDwKI
Enunciado para o professor: Mostrar o sistema solar através do vídeo “Doki, Descobre!” será muito interessante, pois a linguagem do personagem envolve os alunos desta faixa etária, oportunizando-os aprender com ludicidade.
Enunciado para o aluno: Agora que você conheceu alguns pontos luminosos que vemos no céu, já pode conhecer a história do Universo. Há bilhões de anos atrás, o universo foi formado por uma explosão que derivou aos planetas e estrelas, formando o Sistema Solar. Saiba mais assistindo ao vídeo do amiguinho “Doki, Descobre!”, clicando na figura. 

Atividade 5 (Atividade 3 da Aula Digital):
Tipo de atividade  (  ) didática  (x) autodidática  (   ) codidática  (   ) opcional
Enunciado para o professor: Esta atividade lúdica proporcionará ao aluno momentos de prazer através do jogo, o qual mantém uma relação estreita com construção do conhecimento e possui influência como elemento motivador no processo de ensino e aprendizagem.
Enunciado para o aluno: Você gosta de jogar jogo da memória? Então, clique na figura, depois nos quadrados e descubra duas figuras iguais: da Terra, da Lua, do Sol e outras que fazem parte do nosso universo. 

Atividade 6 (Atividade 4 da Aula Digital):
Tipo de atividade (  ) didática (x) autodidática (  ) codidática (   ) opcional
Link para o objeto de aprendizagem: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1659
Enunciado para o professor: Esta atividade educativa proporciona uma leitura interativa sobre a maior estrela do sistema solar.
Enunciado para o aluno: Você sabia que existem várias estrelas no sistema solar? Gustavo, um menino de 9 anos, descobriu qual é a maior dessas estrelas! E você, quer saber também? Então, clique na figura e descubra. 

Atividade 7 (Atividade 5 da Aula Digital):
Tipo de atividade (  ) didática (x) autodidática (   ) codidática (   ) opcional
Link para o objeto de aprendizagem:http://www.youtube.com/watch?v=mttaNC5XJl0&feature=related
Enunciado para o professor: Este vídeo, muito interessante, nos mostra a dimensão das estrelas em relação ao sol, fora do sistema solar.
Enunciado para o aluno: O Sol, como você já sabe, é uma estrela e entre os corpos celestes ele é o que mais influencia as nossas vidas. Sem ele, a vida em nosso planeta desapareceria. Fora do sistema solar, existem outras estrelas muito maiores que o SOL. Conheça o tamanho das estrelas mais importantes do sistema solar, clicando na figura para ver o vídeo. 
 
Atividade 8 (Atividade 6 da Aula Digital):
Tipo de atividade (  ) didática  (x) autodidática  (   ) codidática  (   ) opcional
Link para o objeto de aprendizagem: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1668
Enunciado para o professor: Mais uma atividade educativa esclarecedora, pois mostra aos alunos, em linguagem clara, o porquê os planetas têm o formato redondo.
Enunciado para o aluno: Todos os planetas têm o formato redondo. A Terra também tem, mas você sabe por quê? Saiba um pouco mais sobre onde vivemos, lendo o texto que a Gabriela, de 8 anos, nos deixou. Clique na figura para ler. 

Atividade 9 (Atividade 7 da Aula Digital):
Tipo de atividade (  ) didática  (x) autodidática  (   ) codidática  (   ) opcional
Enunciado para o professor: Este joguinho educativo amplia a percepção de espaço, movimentando as peças do quebra cabeças com a finalidade de montar o planeta Terra.
Enunciado para o aluno: Como você já sabe, no sistema solar habitam vários planetas, mas somente um é habitado pelo homem, com direito a uma vasta natureza. Ele é o planeta azul e o mais lindo desse sistema. Quer descobrir quem é ele? Para saber, clique aqui e jogue um quebra cabeças, mas não esqueça de clicar na palavra RECOMEÇAR para embaralhar as peças. Vá seguindo as orientações ao lado do jogo e boa sorte! 

Atividade 10 (Atividade 8 da Aula Digital):
Tipo de atividade (  ) didática  (x) autodidática  (   ) codidática  (   ) opcional
Enunciado para o professor: Contar histórias é um meio muito eficiente de transmitir uma ideia e levar novos conhecimentos e ensinamentos. As crianças da faixa etária do 4º ano de escolaridade gostam de histórias de personagens que possuem poder, de histórias de aventuras, humorísticas e vinculadas à realidade. Daí, falar do universo fica muito mais fácil.
Enunciado para o aluno: Você gostaria de fazer uma viagem ao Universo, agora que você conhece o Sistema Solar? Então, clique na figura e boa viagem! 

Atividade 11 (Atividade 9 da Aula Digital):
Tipo de atividade (x) didática  (x) autodidática  (x) codidática  ( ) opcional
Link para o objeto de aprendizagem:
Enunciado para o professor: Esta atividade levará ao aluno a curiosidade de saber como a Lua se mostra em suas fases. Você poderá levar a sala de aula uma simulação das fases da lua, usando uma bola de isopor e uma vela como sendo a luz do sol. Será muito interessante!
Enunciado para o aluno: A Lua é o único satélite natural da Terra. Ela é iluminada pelo Sol e não tem luz própria. Demora cerca de vinte e sete dias para dar a volta ao redor da Terra e do seu eixo, por isso ela vai mudando de forma para nós que a vemos do nosso planeta. Vamos entender melhor? Assista ao vídeo “Doki Descobre - Fases Lunares”, clicando na figura.  

Atividade 12 (Atividade 10 da Aula Digital):
Tipo de atividade (  ) didática  (x) autodidática  (   ) codidática  (  ) opcional
Link para o objeto de aprendizagem:
Enunciado para o professor: Esta atividade está relacionada às estações do ano e pode ser uma boa forma dos alunos fazerem comparações e de compreenderem como cada ambiente é influenciado por elas. Ao mesmo tempo em que ele lê e se informa, assiste ao vídeo do “Doki Descobre – Estações do Ano”, de uma forma alegre e interessante de se aprender.
Enunciado para o aluno: Você já percebeu que grande parte de nossa vida gira em torno do clima e consequentemente das estações do ano? Mas por quê? E como se formam as estações do ano? Por que quando é verão aqui, em outras partes do mundo está fazendo um tremendo frio?  Clique na imagem para saber agora!!!!
Depois, clique aqui e veja um vídeo muito legal! 

Atividade 13 (Atividade 11 da Aula Digital):
Tipo de atividade (  ) didática  (x) autodidática  (x) codidática  (  ) opcional
Link para o objeto de aprendizagem:
Enunciado para o professor: Os alunos verão um vídeo, onde a beleza e a grandeza do nosso planeta é ponto de partida para instigá-los à preservação. Aproveite para pedir que façam em grupo, um trabalho de pesquisa sobre a preservação da Terra: quais ações que o homem pode fazer para preservá-la e o que ele espera do futuro do Planeta. 
Enunciado para o aluno: Vamos falar do nosso planeta Terra? Ele está ameaçado pela poluição, não é? Tanta coisa acontecendo e nem sempre passa pela nossa cabeça que temos obrigação de preservá-lo. Pois é uma pena, porque vivemos num planeta lindo, com paisagens maravilhosas! Veja nosso planeta, assistindo ao vídeo aqui. Caso você ache interessante, converse com seu colega e seu professor sobre esse assunto. 

Atividade 14 (Atividade 12 da Aula Digital):
Tipo de atividade (  ) didática  (x) autodidática  (   ) codidática  (  ) opcional
Link para o objeto de aprendizagem: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=6791
Enunciado para o professor: Esta atividade no estilo forca testará o conhecimento do aluno acerca do Universo, do Sistema Solar e da Terra. Um bom momento para ele saber como anda seu conhecimento.
Enunciado para o aluno: Agora que você já conheceu parte do Universo, teste seu conhecimento a respeito do Sistema Solar e da Terra, clicando na figura para jogar.  

Atividade 15 (Atividade 13 da Aula Digital):
Tipo de atividade (  ) didática  (x) autodidática  (   ) codidática  (  ) opcional
Link para o objeto de aprendizagem: -
Enunciado para o professor: O aluno será convidado a ler um pequeno resumo sobre o que foi estudado nesta aula.
Enunciado para o aluno: Nesta aula você observará que o aluno já descobriu que o universo foi formado por uma explosão que derivou aos planetas e estrelas, formando o Sistema Solar. Ele conheceu diferentes corpos celestes, como a Lua, o planeta Terra, o Sol e sua importância para a nossa vida. Aprendeu também, como se formam os dias, as noites e as estações do ano. Após as atividades o aluno deverá preservar a natureza com mais sabedoria, para que nosso planeta continue a ser lindo!  

Atividade 16 (Atividade 14 da Aula Digital):
Atividade didática ou autodidática
Link para o objeto de aprendizagem: http://www.youtube.com/watch?v=gFvft5TZosA
Enunciado para o professor:  Esse é o momento final da aula. Apresente aos alunos uma retrospectiva com a finalidade de levar os alunos a se interessarem pelos próximos assuntos. Clarifique possíveis dúvidas.
Enunciado para o aluno: Chegamos ao fim desta aula! Mas, você poderá aumentar seu conhecimento assistindo ao vídeo “Sistema Solar”. Então, clique na imagem.  

 Até lá! 

Obs: Esta aula não está postada em nenhuma Plataforma na NET e é de minha autoria e responsabilidade.

Link de Compartilhamento do Plano de Aula no Google DOCs https://docs.google.com/document/d/1ok0EINIF9E28txelBwepFxsT_alA5MirMun_1QQ8Flg/edit


















 

Um comentário:

Del Rodrigues disse...

Olá Regina, muito boa as suas sugestões. Copiei algumas de suas dicas, para levar aos meus alunos.
Um beijão.Muita Paz e Luz!