Ser PROFESSOR

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Amigos e Espaços Virtuais

Em 1998 conheci a Internet. Em 1999 fui convidada a aprender, mas...

Desconfiança e um enorme medo. Muitos sentimentos de preocupação faziam parte dessa desconfiança. Em 2001 fui convocada a participar de comunidades do quase falecido Orkut, onde encontrei meu primeiro grupo virtual que com toda aceitação considerou que eu seria mais uma de suas amigas. Fui consolidando meu espaço.

Conheci os blogs e em 2002 criei o primeiro blog pelo "spaces.live.com", hoje Wordpress, que viria a ser excluído após acumular quase seis anos de trajetória, uma bela história de trabalho na escola que trabalhei. Como o blog era institucional não pude mantê-lo já que não o coordenava por ter voltado a minha escola de origem. Nesse mesmo período criei o "Blog Coral Fazendo Vozes", também pelo "space.live.com". Ao ter migrado para Wordpress resolvi apenas manter os textos que falavam deste projeto criado por mim, com a finalidade de dar aos alunos mais possibilidades de crescimento pessoal, um grande aumento de autoestima por conta da música. Todos os eventos estavam registrados nesse blog, mas  como tudo termina um dia, ele também terminou. Em dezembro de 2008. Naquela época não quiseram, ou não puderam [nunca soube!], continuar este trabalho tão significativo para os alunos e para a escola. Como ele era de extrema importância para mim dei continuidade as amizades dos alunos participantes nas comunidades do Orkut.

As amizades virtuais construídas ao longo dessas criações, desses espaços virtuais, me fizeram optar por um espaço só meu e em 2009 criei o "Escritos e Leituras", quando descobri o Blogspot. Minha primeira intenção seria postar poesias de cordel, mas, como comigo tudo é diferente, aconteceram muitos outros registros de gêneros textuais diversos. Mini contos, Crônicas, poesias, registros diversos, junto as edições das Coletâneas em parcerias com outros autores pelo CBJE.

Dia 22 de dezembro 2004 galguei, após quatro meses de registros online, o primeiro lugar na "Gincana Cultural Professor Autor", projeto de autoria da Profª Doutora Sônia Rodrigues, filha de Nelson Rodrigues, financiado pela FGV. O prêmio? Uma viagem à São Paulo, com hospedagem no Hotel Intercontinental Meliah, acompanhado de uma amiga, sem nenhum custo. E com essa vitória surge meu primeiro livro solo, "Minha Vida, Várias Histórias", um apanhado de tudo um pouco que fiz, até aquele ano, na Educação Pública. Foi um acontecimento maravilhoso!

E daí outras participações em concursos pela Net aconteceram e, mais uma vez, fiz muitos amigos. Luis Carlos Lemos, Valdir de Oliveira, Cida Santos, Seu Ribeiro, e muitos outros me estimularam a participar de concursos originando os livretos de cordel com as poesias "A Galinha Dangola", "Uma Cabra Chamada Glória" e "Ecossistema Global", todos Edição Infantil, com a apoio financeiro da Editora Canoa/SP.

Quando eu menos esperava, continuando este trajeto de registros virtuais, surge em abril de 2010 a Educopédia, uma plataforma de aulas digitais feitas por professores da rede de ensino que eu pertenço, SME/RJ. Foi um ano de intenso estudo e pesquisa criando e validando aulas digitais, um trabalho maravilhoso que tive a oportunidade de participar e fazer inúmeros amigos, e nem quero pensar em perdê-los. São tantos! Uns mais chegados, outros mais distantes, mas todos com a mesma intensidade de carinho.

Em abril de 2011 surge o Portal Rioeduca. O Portal da SME, um convite ao conhecimento, um convite ao diálogo, um convite ao compartilhamento de trabalhos maravilhosos que só mesmo ele proporciona. É uma grande e imensa alegria estar nele! Penso mesmo que se não fosse esses dois trabalhos nos últimos anos, eu teria sucumbido de tristeza por ter me distanciado dos alunos do Coral Fazendo Vozes e seu Projeto. No Rioeduca passei a conhecer a rede de fato. São centenas de escolas, trabalhando com eficiência para milhares de alunos.
Cresci, cresci muito e espero estar subindo a cada momento, a cada dia, a cada mês a escada do conhecimento, a escada da cultura.

Somos realmente pessoas a procura de pessoas, de pessoas que nos fazem crescer. Aquelas que nos mostram outras possibilidades, possibilidades que jamais pensamos um dia ter.

Obrigada amigos virtuais!

Um comentário:

Prof: Fernanda disse...

Através desse mundo virtual pude conhecer vc Regina uma pessoa iluminada, competente e muito amiga e parceira! Obrigada ´por tudo que fez por mim aqui nesse mundo virtual!!! Bjs coloridos!