Ser PROFESSOR

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Dia do Professor



Esta publicação é uma homenagem aos profissionais da educação que nos legam seu conhecimento e sua atenção, fazendo-nos acreditar que a vida é feita de futuros bons e que podem estar ao alcance de todos.

O meu respeito, carinho e aplauso, ao professor que transforma o mundo na sala de aula, seja no interior do nosso país, seja nas grandes cidades, pois é nesse momento que a vida das crianças começa a se transformar. 


Para homenagear o dia do Professor pensei em registrar um texto que falasse da trajetória histórica dos professores, classe de profissionais da qual faço parte e tão importante para o crescimento do mundo, mas optei por registrar frases de personalidades importantes que, com olhares diferenciados e em épocas diferentes do tempo, mostraram a educação desde a época antes de Cristo. 

* "As crianças não devem aprender pela força e severidade, cabe ao professor encaminhá-los para que se divirtam com suas mentes, para que o mestre seja capaz de descobrir com precisão a tendência peculiar do gênio que existe dentro de cada um".
Platão (nasceu em 427 a.C., em Atenas, Grécia, e faleceu em 347 a.C.).

* “Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vai alimentá-lo toda a vida”.
Lao-Tsé (nasceu em 604 a.C., em Henan, República Popular da China, e faleceu em 531 a.C.).

* “Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro”.
D. Pedro II (nasceu em 1825, no Rio de Janeiro, e faleceu em 1891).

* "Um professor pode encontrar a eternidade, pois nunca pode dizer onde para a sua influência”.
Henry B. Adams (nasceu em 1838, Boston, e faleceu em 1918).

* “A suprema arte do professor é despertar a alegria na expressão criativa do conhecimento, dar liberdade para que cada estudante desenvolva sua forma de pensar e entender o mundo, assim criamos pensadores, cientistas e artistas que expressarão em seus trabalhos aquilo que aprenderam com seus mestres."
* “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original".
Albert Einstein (nasceu em 1879, na Alemanha, e faleceu em 1955).

* "Professores ideais são aqueles que se transformam em pontes e que convidam os alunos a cruzá-la, depois de ter facilitado sua passagem, com alegria e colapso, incentivando-os a criar pontes a partir de suas próprias atitudes".
Nikos Kazantzakis (nasceu em 1883, na Grécia, e faleceu em 1957).

* “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.
Cora Coralina (nasceu em Goiás, 1889, e faleceu em 1985).

* “O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas”. 
Jean Piaget (nasceu em 1896, na Suíça, e faleceu em 1980).

* "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. Ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria".
Paulo Freire (nasceu em 1921, Recife, e faleceu em 1997).

* "Uma vez que a criança aprenda a aprender, nada pode estreitar sua mente. A essência do ensino é fazer da aprendizagem contagiosa para que contagie outros".
Marva Collins (nasceu em 1936, Alabama, Estados Unidos)
 
* “Educar é viajar no mundo do outro, sem nunca penetrar nele. É usar o que passamos para transformar no que somos”.
Augusto Cury (nasceu em 1958, Colina, São Paulo).

* “Bons professores são inestimáveis. Eles inspiram e entretêm, e você acaba aprendendo muita coisa mesmo sem se dar conta disso.”
John Nicholas Sparks (nasceu em 1965, em Omaha, Estados Unidos).


O trabalho de um educador é “duro, difícil e necessário” e isso nos mostra quão abnegada são as pessoas que se dispõem no trabalho de educar, apesar de todas as dificuldades desde os primórdios tempos da educação.

Por isso, “A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. 

Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, 
sem ela, tampouco, a sociedade muda”.
Paulo Freire.

Feliz dia, Mestre, Educador, Professor!

@Rebiza


Nenhum comentário: