Ser PROFESSOR

sábado, 28 de dezembro de 2013

Um Brinde ao Velho e Novo Ano!

Um brinde ao ano 2013.

Um brinde aos que  fizeram parte, durante todo ano, da minha vida;
Um brinde aqueles que nada acrescentaram, mas que me fizeram refletir sobre o verdadeiro sentido das coisas;
Um brinde ao acaso e aos meus objetivos;
Um brinde ao necessário e ao supérfluo;
Um brinde a saudade e a alegria de estar perto de todos que amo;
Um brinde a saúde, aquela que brincou com meus sentimentos, mas que por me amar demais se manifestou nesses últimos meses.

Um brinde à vida!

Um brinde ao ano de 2014 e que eu possa brindá-lo com muita alegria e satisfação todos os momentos desse novo ano que se inicia!

Que a saúde e o bem estar sejam uma constante em minha vida, porque preciso construir, ainda, algumas coisas importantes para meu crescimento espiritual e para pessoas as quais tenho perfeita ligação, principalmente a minha família.

E ainda, que todos nós possamos ter o discernimento da bondade, da solidariedade, da união, dos sonhos, para que desfrutemos da alegria propiciada pela determinação de sermos felizes!

FELIZ 2014!

FELIZ ANO NOVO!!!
FELIZ 2014!!!

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Neste Natal Quero Lhe Presentear (100ª Postagem!)


Natal, tempo em que costumamos presentear as crianças, familiares e amigos. Presentes que nem sempre estão ao nosso alcance em termos financeiros, mas que, de repente, nos sacrificamos para agradar aos filhos, principalmente os pequenos.

Mas... Será assim mesmo que deveríamos nos comportar? Será que ao invés de darmos presentes às pessoas deveríamos presentear ao aniversariante? Quantos desconhecerão a verdadeira história do Natal?

Sim... O aniversariante é Ele, Jesus! Para Ele todos os louvores e admiração!!!

De qualquer forma a ideia de presentear às pessoas é uma representação do que faríamos caso Jesus, O Aniversariante, estivesse em carne e osso entre nós. 
Neste Natal Quero Lhe Presentear! Feliz Aniversário, Jesus!!!

Que possamos ter a felicidade em Deus de nos proporcionarmos, e a nossa família, esta data tão significativa, nos possibilitando ser mais solidários e fraternos. São esses sentimentos que deveríamos ter durante todos os dias do ano.


FELIZ NATAL!

sábado, 16 de novembro de 2013

O Idoso Tecnológico


Na vida atual é constante evolução da informática e cada vez mais estamos condicionados as máquinas. O idoso não poderia jamais ficar de fora, pois hoje além de continuar em atividade laboral, participa da vida na sociedade como não se fazia há 20 anos, 25 anos.





Dessa forma, surge a necessidade da criação de estratégias que visam a inclusão do segmento idoso no mundo tecnológico, beneficiando-os com o despertar do interesse nas transformações do mundo, tendo acesso a novos conhecimentos, fazendo o que muito estimula a saúde mental que é o raciocínio, aumentando a autoestima. Surge aí um novo modelo de idoso, aquele de melhor idade, onde não somente a família lhe proporciona prazer, como a tecnologia, também, resulta na melhoria da qualidade de vida.

Sendo assim, perplexa com a diferença do mundo atual com o que presenciei quando mocinha (e olha que não faz muito tempo! rs!), fui pesquisar e descobri que o contexto contemporâneo do Brasil e de boa parte dos países do mundo nos traz dois importantes fatos: um, é o significativo aumento da população idosa (em algumas nações, sobretudo desenvolvidas, a expectativa de vida já chega a 87 anos). O outro fato está relacionado à esta evolução tecnológica, seja no trabalho, nos estudos ou nas atividades sociais e domésticas.  São novos equipamentos, novos softwares cada vez mais inteligentes, novos paradigmas que transformaram as rotinas  mundiais

Para dar significado a este avanço tecnológico podemos vê-lo nos caixas eletrônicos de bancos, nos celulares, computadores, tablets, nas redes sociais, que mudaram em grande parte a forma de relacionamento da sociedade, permitindo contatos mais rápidos, mas bem menos humanos.

Assim sou eu, um pouco idosa, um pouco tecnológica, muito avó e mãe. Dona de casa? Talvez! 

@Rebiza

domingo, 3 de novembro de 2013

"... Um tanto que fosse possível."



Eu gostaria de viver mais um tanto que fosse possível, porém com vigor, com saúde para concretizar algumas coisas que ainda não tenha conseguido. 

Gostaria de viver mais um tanto que fosse possível para ver meus netos crescerem na felicidade, ver os outros que ainda não chegaram nascerem com muita saúde. Ver suas peripécias, beijá-los carinhosamente e chamá-los de “meu bebê”. 

Gostaria de poder trabalhar para ser útil e ainda ser útil para poder ser feliz. 

Gostaria de poder viver sem complicações, sem doenças que me impeçam a vida normal, sem aberrações que impeçam a simplicidade que sempre vivi.


Gostaria de viver para que meus semelhantes me vissem como sempre fui, espalhafatosa, destemida, às vezes prepotente, às vezes humilde aos extremos; gostaria de viver para manter meus amigos me vendo alegre, otimista e parceira em todos os momentos.


Gostaria de viver para viajar e rever lugares onde fui muito feliz, ver a natureza sobrepujando à beleza do artificial. 



Gostaria de viver mais um pouco para poder alcançar os projetos que idealizei para mim. 


Gostaria de viver um pouco mais para escrever alguns livros para crianças, proposta que venho empurrando há anos, talvez por preguiça [que coisa feia!]. 


Gostaria de viver simplesmente porque ainda não quero partir. Sei que iremos todos, um dia, pois nada é para sempre e a única certeza que temos é da morte. Mas, assim mesmo, gostaria de viver para resgatar a felicidade que larguei não sei onde...


Que esse domingo seja um excelente dia de verdade!

@Rebiza

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Dia do Professor



Esta publicação é uma homenagem aos profissionais da educação que nos legam seu conhecimento e sua atenção, fazendo-nos acreditar que a vida é feita de futuros bons e que podem estar ao alcance de todos.

O meu respeito, carinho e aplauso, ao professor que transforma o mundo na sala de aula, seja no interior do nosso país, seja nas grandes cidades, pois é nesse momento que a vida das crianças começa a se transformar. 


Para homenagear o dia do Professor pensei em registrar um texto que falasse da trajetória histórica dos professores, classe de profissionais da qual faço parte e tão importante para o crescimento do mundo, mas optei por registrar frases de personalidades importantes que, com olhares diferenciados e em épocas diferentes do tempo, mostraram a educação desde a época antes de Cristo. 

* "As crianças não devem aprender pela força e severidade, cabe ao professor encaminhá-los para que se divirtam com suas mentes, para que o mestre seja capaz de descobrir com precisão a tendência peculiar do gênio que existe dentro de cada um".
Platão (nasceu em 427 a.C., em Atenas, Grécia, e faleceu em 347 a.C.).

* “Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vai alimentá-lo toda a vida”.
Lao-Tsé (nasceu em 604 a.C., em Henan, República Popular da China, e faleceu em 531 a.C.).

* “Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro”.
D. Pedro II (nasceu em 1825, no Rio de Janeiro, e faleceu em 1891).

* "Um professor pode encontrar a eternidade, pois nunca pode dizer onde para a sua influência”.
Henry B. Adams (nasceu em 1838, Boston, e faleceu em 1918).

* “A suprema arte do professor é despertar a alegria na expressão criativa do conhecimento, dar liberdade para que cada estudante desenvolva sua forma de pensar e entender o mundo, assim criamos pensadores, cientistas e artistas que expressarão em seus trabalhos aquilo que aprenderam com seus mestres."
* “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original".
Albert Einstein (nasceu em 1879, na Alemanha, e faleceu em 1955).

* "Professores ideais são aqueles que se transformam em pontes e que convidam os alunos a cruzá-la, depois de ter facilitado sua passagem, com alegria e colapso, incentivando-os a criar pontes a partir de suas próprias atitudes".
Nikos Kazantzakis (nasceu em 1883, na Grécia, e faleceu em 1957).

* “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.
Cora Coralina (nasceu em Goiás, 1889, e faleceu em 1985).

* “O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas”. 
Jean Piaget (nasceu em 1896, na Suíça, e faleceu em 1980).

* "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. Ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria".
Paulo Freire (nasceu em 1921, Recife, e faleceu em 1997).

* "Uma vez que a criança aprenda a aprender, nada pode estreitar sua mente. A essência do ensino é fazer da aprendizagem contagiosa para que contagie outros".
Marva Collins (nasceu em 1936, Alabama, Estados Unidos)
 
* “Educar é viajar no mundo do outro, sem nunca penetrar nele. É usar o que passamos para transformar no que somos”.
Augusto Cury (nasceu em 1958, Colina, São Paulo).

* “Bons professores são inestimáveis. Eles inspiram e entretêm, e você acaba aprendendo muita coisa mesmo sem se dar conta disso.”
John Nicholas Sparks (nasceu em 1965, em Omaha, Estados Unidos).


O trabalho de um educador é “duro, difícil e necessário” e isso nos mostra quão abnegada são as pessoas que se dispõem no trabalho de educar, apesar de todas as dificuldades desde os primórdios tempos da educação.

Por isso, “A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. 

Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, 
sem ela, tampouco, a sociedade muda”.
Paulo Freire.

Feliz dia, Mestre, Educador, Professor!

@Rebiza